Benefícios

A Cherovia também conhecida como Pastinaca Sativa (nome cientifico), da família da  raiz da salsa e parente da cenoura, são vegetais de raiz nativa da Europa e Ásia, e têm sido usadas naquela região há muitos séculos. Podem ser consumidas cruas e cozinhadas. Além de saborosas, são ricas em nutrientes saudáveis e essenciais para a saúde humana, incluindo níveis significativos de alguns minerais. 

De seguida podemos verificar os seis surpreendentes benefícios para a saúde que a cherovia nos oferece. 

1. Melhora a saúde do coração 

Procura-se o grande segredo para obter um sistema cardiovascular saudável, e enquanto a maioria das frutas e vegetais são sempre uma ótima escolha, as pastinacas têm um impacto ainda maior. Isto ocorre devido aos seus altos níveis de potássio, que atuam como vasodilatadores, reduzem a pressão arterial e melhoram o funcionamento do coração. Os altos níveis de ácido fólico nas pastinacas são perfeitamente complementares, pois reduzem os níveis de homocisteína no sangue, reduzindo assim o risco de doença cardíaca. 

2.Fibra dietética ou fibra alimentar 

As pastinacas têm sido elogiadas pelo alto teor de fibras durante anos, particularmente porque são compostas por fibra solúvel, esta caracteristica está intimamente associada à redução dos níveis de colesterol e de glicemia. Além disso, a fibra dietética é um componente chave do nosso sistema digestivo, facilitando a progressão dos alimentos através do trato digestivo, reduzindo a obstipação e prevenindo outros distúrbios gastrointestinais. 

3. Defeitos congênitos e metabolismo 

Enquanto o ácido fólico já foi mencionado por estar ligado a um coração saudável, é importante perceber que também está relacionado com a redução dos defeitos de nascimento do tubo neural em lactentes, além da otimização dos processos metabólicos relacionados à produção de energia e ao seu sistema nervoso. Além disso, o ácido fólico tem sido associado a níveis mais baixos de depressão. 

4. Perda de peso 

Como uma opção de baixas calorias com altos níveis de fibra solúvel, as pastinacas são uma ótima opção para satisfazer o apetite e evitar a liberação de grelina, a proteína da fome. Portanto, as pastinacas podem reduzir significativamente a probabilidade de lanches entre as refeições, ajudando a perder peso . Além disso, os processos digestivos otimizados ajudam a eliminar produtos de resíduos e a obter a sua absorção de nutrientes em melhores condições. 

5. Sistema imunológico 

As pastinacas são repletas de vitaminas antioxidantes e compostos orgânicos que protegem o organismo de invasores estranhos, bem como subprodutos tóxicos do metabolismo celular. As vitaminas C e E atuam como antioxidantes no organismo e eliminam os radicais livres, que podem causar doenças crônicas, como a neoplasia. A vitamina C também estimula a produção de glóbulos brancos para proteger das doenças. 

6. Crescimento e desenvolvimento 

Embora os níveis de proteína não sejam tão altos nas pastinacas, a gama completa de minerais e vitaminas que este vegetal possui significa que eles são um lanche ideal ou adição dietética, pois podem ajudar a equilibrar as dietas pobres em nutrientes.